top of page
Buscar
  • Lucas Scheuer

Afinal, o que é inteligência financeira?

Atualizado: 3 de fev. de 2021

Atualmente muitas pessoas têm falado em inteligência financeira. Mas afinal, o que é inteligência financeira?


Inteligência financeira no âmbito empresarial, nada mais é do que um conjunto de aptidões que podem e devem ser adquiridos. Pessoas que trabalham com finanças e que desenvolvem esta aptidão desde cedo, conseguem aprimorar seus negócios.

E se você, empreendedor, gestor, proprietário, possuísse essas aptidões?


Elas podem ser divididas basicamente em quatro conjuntos distintos de habilidades, são elas:


• Entender os fundamentos: Donos de negócios e gestores dotados de inteligência financeira entendem os princípios básicos das medições financeiras, que seriam as demonstrações contábeis da sua empresa. Se você não analisa esses dados para tomada de decisões, algo está errado, pois lá contêm informações cruciais para melhor governança de seu negócio. Conseguir ler uma projeção de resultados, balanço patrimonial, e uma demonstração de fluxo de caixa faz com que você crie uma inteligência financeira. Lembre-se, o que não se mede, não se gerencia.


• Entender a arte: Finanças e contabilidade são, simultaneamente, uma arte e uma ciência. As duas disciplinas devem tentar quantificar o que nem sempre é tangível e, portanto, devem contar com regras, estimativas e suposições. Entender minimamente sobre essas disciplinas fará com que você dê um salto na gestão de seu negócio, pois quando se entende, você se prepara para questionar e desafiar os números, se necessário.


• Entender as análises: Depois de entender os fundamentos e a arte das finanças, você poderá usar as informações para analisar os números em maior profundidade. Donos de negócios e gestores não recuam diante de índices, ROI (retorno sobre o investimento), lucro bruto, EBITIDA etc. Eles usam essas análises para embasar suas decisões e estratégias.


• Entender o panorama geral: Apesar de acreditar que todos devem entender o lado numérico dos negócios, eles nunca irão revelar a história como um todo. Os resultados financeiros de uma empresa devem ser sempre analisados em um contexto. Fatores como economia, ambiente competitivo, leis, mudanças nos padrões de consumo, sazonalidade e novas tecnologias, afetam a interpretação dos números e consequentemente as decisões a serem tomadas.


Mas a inteligência financeira não se limita a leitura. Existem outras habilidades que são necessárias. Compreender a linguagem financeira é algo crucial neste ambiente, da mesma forma que as perguntas são cruciais para o desenvolvimento. Analisar relatórios com olhar crítico faz toda a diferença! E por fim, saber utilizar as informações a seu favor, a fim de agregar o seu negócio.


E para isso, nós, profissionais qualificados e com a expertise necessária exigida no mercado atual, ajudaremos você a tomar decisões mais assertivas baseadas em seus dados financeiros.

Através de reuniões semanais ou mensais, conseguimos analisar e transmitir a visão da inteligência financeira para você, e o que irá auxiliar a gestão de seus negócios e até mesmo seu networking.

Potencialize a gestão do seu negócio. Lembre-se que a gestão de uma pequena/média empresa, necessita da excelência e inteligência de uma empresa grande e estruturada, porém em uma escala diferente de processos.


Conheça nossas soluções, entre em contato.


Fonte:

Inteligência financeira na empresa (Karen Berman 2017)

Finanças corporativas e valor (Alexandre Assaf Neto 2014)


47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page